Site icon Jornal A Nação

Anadia: 15º aniversário da Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal de Anadia assinalou, no passado sábado, 8 de julho, o seu 15º aniversário, com uma sessão comemorativa onde se procedeu à entrega dos prémios aos vencedores do concurso escolar “Ler & Aprender”, bem como à distinção dos Melhores Utilizadores Individuais (adulto e infanto-juvenil) e Projetos Especiais (Bibliosocial, Biblioescola e UMAA).

Recorde-se que as comemorações tiveram o seu início, no passado dia 3, com a abertura da exposição de pintura “Histórias de Encantar”, da artista Gina Marrinhas, que pode ser visitada até 29 de julho, na Sala Polivalente. Por outro lado, no Átrio da Biblioteca encontra-se em exibição, até 15 de julho, a montra bibliográfica “Os livros que nasceram na BMA”. Esta montra reflete os livros lançados ou apresentados neste espaço desde a sua abertura. O objetivo é que os utilizadores possam ter conhecimento de todos escritores que passaram por Anadia.

No sábado, durante a manhã, teve lugar a performance teatral “Nini e a fada descomplicada”, por Duas Sem Quês, direcionada às famílias com crianças até aos 10 anos de idade. A peça contou a história da Nini, uma menina traquina que não gostava nada de ler, até ao dia em que, por acaso, mergulha num livro e de lá saltam as personagens mais divertidas, corajosas e encantadoras que é possível imaginar, proporcionando-lhe uma aventura inesquecível.

A tarde foi reservada à entrega de prémios e distinções. Na ocasião, a vereadora da Câmara Municipal de Anadia, Jennifer Pereira, parabenizou os galardoados e deixou um agradecimento público a todos aqueles que, ao longo destes 15 anos, têm colaborado e participado, de forma direta ou indireta, nas diferentes atividades e projetos desenvolvidos pela Biblioteca Municipal.

A autarca recordou as diferentes iniciativas e serviços que têm vindo a ser dinamizados, com o intuito de envolver todas as camadas da sociedade, desde os mais pequeninos até aos seniores, passando pelas escolas e instituições de solidariedade social. “Este é um espaço de todos e para todos”, afirmou.

Referiu-se ainda ao papel desempenhado pela Rede de Bibliotecas de Anadia e pela Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), da qual Anadia é a Coordenadora, desde o seu início.

Jennifer Pereira destacou ainda o facto de a Biblioteca Municipal ter implementado, desde 2016, o Sistema de gestão de qualidade, no âmbito da Certificação de Qualidade, reconhecendo assim “a excelência dos serviços prestados e que servem todos os utilizadores”.

A cerimónia contou com três momentos culturais protagonizados por alunos do Agrupamento de Escolas de Anadia e do Colégio Nossa Senhora da Assunção. No final do evento, cantaram-se os parabéns e cortou-se o bolo de aniversário, confecionado e oferecido pela Escola Profissional de Anadia, sob a responsabilidade do curso de Técnico de Cozinha e Pastelaria.

Foto: CMA.

Exit mobile version