Site icon Jornal A Nação

Amadora: Detido por injúrias e agressões a agente de autoridade

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Segurança a Transportes Públicos, na freguesia de Águas Livres, no dia 09 de fevereiro, pelas 15h18, procedeu à detenção de um homem, com 25 anos, por ser suspeito da prática de crime contra a autoridade pública.

Os Polícias, no decorrer do percurso entre a Estação CP/Rossio e CP/Sintra, aquando da paragem do comboio na Estação CP da Reboleira, avistaram o suspeito a pontapear o comboio, ao mesmo tempo que ia gritando em tom ameaçador para os passageiros que ali se deslocavam, causando enorme transtorno e incómodo perante os mesmos.

Face ao exposto, os polícias saíram do comboio e, já na plataforma, ao deslocarem-se em direção ao suspeito, este ao visualizá-los, tomou uma atitude agressiva e injuriosa, proferindo várias ameaças e impropérios.

Após abordagem, o suspeito visivelmente transtornado, agressivo e descompensado, sempre com uma pose ameaçadora, foi por diversas vezes advertido para cessar tal comportamento, chegando mesmo a dar, a um dos polícias, uma palmada brusca no braço e avançando, de seguida, com clara intenção de uma agressão mais violenta. Foi, ainda, alertado para o facto de não fazer uso de material de proteção individual, não acatando a ordem, tendo sido dada voz de detenção.

Seguidamente, no decorrer da algemagem, o detido, não cooperante com os polícias, no percurso para as instalações policiais, tentou pontapear e dar cabeçadas aos mesmos, tendo, já naquelas instalações, sem que nada o fizesse prever, por vontade própria, embatido com a cabeça, por diversas vezes, na parede e no chão daquelas instalações, provocando ferimentos em si mesmo, chegando a cuspir em direção dos polícias e a danificar a cadeira, na qual estava sentado.

Perante tais factos, e atendendo ao estado psicológico e agressivo que manteve sempre durante toda a intervenção policial e nas instalações desta, o qual carecia sempre de vigilância policial, foram acionados os meios de emergência médica para uma avaliação, do foro psiquiátrico, psicotrópica ou alcoolémia.

O detido foi transportado para o Hospital Fernando da Fonseca, na Amadora, onde ficou em observação durante a noite, tendo alta no dia 10 de fevereiro, pelas 13h00.

Por se encontrar indocumentado, e por estar a decorrer um processo de expulsão do território nacional, o detido foi presente pelos polícias, em 1º interrogatório judicial, no Tribunal Judicial da Amadora.

Ocorrências do Comando Metropolitano de Lisboa

A 1ª Divisão Policial, no dia 10 de fevereiro, pelas 10h30, na freguesia de Santa Maria Maior, procedeu à identificação de um homem, de 59 anos de idade, pela promoção de concursos cuja exclusividade pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML)

No decorrer da ação de fiscalização, que contou com a presença dos inspetores do departamento de jogos SCML, a PSP direcionou a sua ação para o combate do jogo ilegal, através do empenho estratégico dos seus meios humanos o que permitiu identificar o infrator em plena atividade ilícita a vender de bilhetes de lotaria, contraordenação presente na Lei nº 30/2016 e cuja coima passa pelo valor mínimo de 500 euros e valor máximo de 3750 euros. Foram, ainda, identificadas duas pessoas que se encontravam a adquirir os bilhetes de lotaria.

No total, foram apreendidos cerca de 397 euros em numerário e um telemóvel usado na prática das apostas.

A Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 09 de fevereiro, pelas 19h28, na freguesia de São Sebastião da Pedreira, procedeu à recuperação de um telemóvel furtado.

Os Polícias, em serviço de patrulhamento, na Estação ML de São Sebastião, foram abordados pelo vigilante, a comunicar que, momentos antes, tinha sido subtraído um telemóvel, a um cliente daquela superfície comercial, que teria deixado o mesmo em cima de uma mesa, na zona da restauração, quando efetuava o pedido ao balcão.

Após terem sido dadas as características do suspeito, os polícias encetaram diligências, junto da plataforma da linha vermelha no sentido do aeroporto, os quais, instantes depois, conseguiram intercetar o mesmo.

Confrontado e revistado, verificou-se que o telemóvel ainda se encontrava na sua posse e já na presença do proprietário, este confirmou que era seu, não desejando, no imediato, procedimento criminal, contra o suspeito.

“A PSP continuará a desencadear todas as ações preventivas e investigatórias possíveis no sentido de evitar que novos crimes sejam cometidos, almejando desta forma reforçar os níveis de segurança das populações em geral e dos utentes dos Transportes Públicos da área Metropolitana de Lisboa em particular”, refere em nota.

A Divisão de Segurança Aeroportuária, no dia 09 de fevereiro, pelas 15h30, deteve um jovem, de 18 anos, pela prática do crime de furto de oportunidade.

Na zona de rastreio RX do Aeroporto, a vítima, ao seguir o protocolo, deixou, por esquecimento, um relógio no tabuleiro que usou. Depois, quando se lembrou que não o tinha consigo, e percebendo que não estava na zona do RX, contactou a PSP que, de imediato, diligenciou para apurar o facto. Pouco tempo depois, conseguiu-se chegar ao suspeito que, ilegitimamente, se apropriou do objeto e que já se encontrava junto à porta de embarque do seu voo, tendo o relógio já colocado no seu pulso. Aquando da abordagem policial, foi possível apreender um relógio, no valor de 16 mil euros, que foi entregue à sua legítima proprietária.

Foto: DR.

Exit mobile version