Connect with us

Atualidade

Algarve assinala Dia da Europa 2022 com conferência-debate sobre alterações climáticas

Publicado

on

Trinta anos após a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, no Rio de Janeiro, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve convidou o Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CNADS), Filipe Duarte Santos, e Luis Filipe Dias, coordenadores do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PIAAC – AMAL), António Miguel Pina, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), e Pedro Coelho, Diretor Regional da Agência Portuguesa do Ambiente, para assinalarem o Dia da Europa com uma conferência-debate sobre o tema das alterações climáticas.

Moderada pelo jornalista Duarte Baltazar (RTP), a Conferência-Debate decorre no dia 9 de maio, pelas 16h30, no auditório da sede da CCDR Algarve, em Faro, seguindo-se um concerto musical pela União, na portaria do edifício, com a participação da Associação Filarmónica de Faro e do Grupo Coral Ossónoba.

93% dos cidadãos da União Europeia (UE) consideraram, em 2021, as alterações climáticas como um problema grave e 78% consideram-nas um problema muito grave. Segundo o Eurobarómetro, em Portugal, foi identificado como o mais grave problema por um em cada cinco respondentes (ebs_513_fact_pt_en_V3.xls (europa.eu)). Mais de um quarto dos europeus (29%) identificou as alterações climáticas (18%), a deterioração da natureza (7%) ou os problemas de saúde devidos à poluição (4%) como o problema mais grave que enfrentávamos (in Adesão do público à luta contra as alterações climáticas (europa.eu).

De acordo com o Eurobarómetro de fevereiro de 2022, os cidadãos europeus encaram a saúde pública (42%) como uma prioridade política fundamental para o Parlamento Europeu, seguida de imediato pela luta contra a pobreza e a exclusão social (40%) e pela ação contra as alterações climáticas (39%). Destaca-se que a nível da média europeia, os jovens apontam a luta contra as alterações climáticas como principal prioridade para o Parlamento Europeu, conforme ficou evidente no Eurobarómetro: saúde, pobreza e clima como prioridades | Atualidade | Parlamento Europeu (europa.eu)

A Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, entrou em vigor em 1994, tendo sido proposta no Rio de Janeiro em 1992, na Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Posteriormente, em 1997, foi aprovado o Protocolo de Quioto, que entrou em vigor em 2005, e estabeleceu metas para a mitigação das alterações climática. Mais tarde, em Paris com o Acordo de Paris, que entrou em vigor a 4 de novembro de 2016, reforçou-se a implementação da Convenção, para fortalecer a resposta global à ameaça das alterações climáticas no contexto do desenvolvimento sustentável e dos esforços para a erradicação da pobreza.

Sabemos que, dada a sua posição geográfica, Portugal é um dos países europeus mais vulneráveis aos impactos das alterações climáticas e que a região do Algarve se encontra exposta a um conjunto de vulnerabilidades climáticas, potencialmente agravadas num contexto de alterações climáticas, as quais terão impactos sobre diferentes áreas e setores socioeconómicos da região.

A região do Algarve tem enfrentado situações decorrentes de eventos climáticos relacionados com ondas de calor, incêndios florestais, inundações e cheias rápidas, erosão costeira pelo que a Comunidade Intermunicipal do Algarve promoveu a elaboração do PIAAC – AMAL e no quadro do Plano de Recuperação e Resiliência foi adotada uma medida específica do PRR-Água para a Região do Algarve, com intensa participação da APA, dos Municípios e entidades da Região.

No dia 10 de maio, as comemorações prosseguem em Monchique, realizando-se várias atividades sob o lema “Europa e Juventude: Que futuro?”, envolvendo autarquias locais, comunidade educativa e diversas entidades locais e regionais.

O Dia da Europa 2022 no Algarve é uma iniciativa conjunta da CCDR Algarve, Europe Direct Algarve, Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020, em parceria com AMAL, Universidade do Algarve, municípios de Faro e Monchique, Associação Vicentina, Associação Filarmónica de Faro e Grupo Coral Ossónoba.

Imagem: CCDR-A.

Atualidade

Barcelos comemora o 25 de Abril

Publicado

on

Depois da grande Marcha pela Liberdade, que mobilizou quatro mil alunos do concelho, amanhã é dia das comemorações solenes dos 50 anos do 25 de Abril. O feriado comemorativo da Revolução dos Cravos tem uma intensa programação ao longo de todo o dia. Logo pela manhã, às 10h00, acontece o Hastear da Bandeira, no edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se, às 10h30, na Avenida Dr. Sidónio Pais, uma largada de Paraquedistas em Queda-Livre e, pelas 11h30, o desfile de Fanfarras e animação de rua (folclore) nas ruas do Centro Histórico.

Da parte da tarde, pelas 15h30, tem início a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Barcelos, no auditório dos Paços do Concelho, e, pelas 18h00, no Largo da Porta Nova, arranca o concerto “Mil Vozes a Cantar Abril” com a participação de 70 grupos Corais e a Orquestra da Banda Musical de Oliveira.

Recriação Histórica e Conferência de Durão Barroso

Ainda no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, vai decorrer, no dia 27 de abril, das 16h00 às 18h00, a Recriação Histórico-Cultural do 25 de Abril com a participação dos Grupos de Teatro do concelho de Barcelos, que envolverá cerca de 150 atores.

A 28 de abril, domingo, realiza-se a Conferência “Portugal na Europa e no Mundo”, pelo ex-Comissário Europeu, Durão Barroso, com moderação de Sebastião Bugalho.

A iniciativa, que acontece no auditório dos Paços do Concelho, tem início às 21h30 e tem entrada gratuita.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

PSP de Coimbra apreende 518 doses de droga e mais de 9 mil euros em operação de buscas

Publicado

on

A PSP de Coimbra, através da Divisão Policial da Figueira da Foz, apreendeu 518 doses de estupefacientes (391 doses de cocaína, 112 de haxixe e 15 de liamba) e 9.485 euros em notas e procedeu à detenção de uma mulher, de 41 anos de idade, no decurso de duas buscas domiciliárias efetuadas, ao final da tarde de ontem, 23 de abril, nos concelhos de Montemor-o-Velho e Soure.

Durante as buscas, realizadas no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes na cidade da Figueira da Foz, a polícia apreendeu ainda uma pistola de calibre 6,35 milímetros, com carregador e seis munições do mesmo calibre; um aerossol de defesa (gás); uma faca de abertura automática; e um telemóvel.

A mulher detida foi presente a 1º interrogatório judicial, no Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, esta tarde, desconhecendo-se até ao momento as medidas de coação aplicadas.

Também ontem, mas em Coimbra, foi detido um homem, de 43 anos de idade, por conduzir sem habilitação legal.

O indivíduo foi abordado, pelas 21 horas, na avenida Mendes Silva, no âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária. Quando a polícia solicitou os documentos de identificação e os da viatura, o suspeito declarou de imediato não ser titular de carta de condução.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Casal detido por Tráfico de Estupefacientes

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 19 de abril, na freguesia de São Vicente, procedeu à detenção de um homem, de 32 anos, e uma mulher, de 25 anos, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes.

Estando providos da informação criminal necessária para o combate a situações que têm afligido o sentimento de segurança das populações na zona oriental de Lisboa, os investigadores dedicaram-se à interceção de indivíduos que se encontravam a fazer entregas de produto estupefaciente nas artérias.

Nesta ação desenvolvida foi possível aos investigadores detetar um casal com movimentações suspeitas de acordo com a informação recolhida, sendo abordados e consequentemente detidos em flagrante delito.

Nesta abordagem, os investigadores viriam a apreender 888,946 doses individuais de haxixe; 36,784 doses individuais de liamba; e 1 balança com resíduos.

Os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência, tendo recolhido às salas de retenção desta Polícia, até ser presente a Tribunal para 1º Interrogatório Judicial, onde lhes foi aplicada a medida de coação de apresentações periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas