Site icon Jornal A Nação

Albergaria promove o Ambiente na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Pelo terceiro ano consecutivo, o Município de Albergaria-a-Velha adere à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que tem nesta edição como temática “Têxteis Circulares e Sustentáveis”.

Assim, de 19 a 27 de novembro, a autarquia promove um conjunto de ações de sensibilização para a necessidade de utilizar melhor os recursos sustentáveis e para a gestão de resíduos, incentivando o consumo sustentável e a economia circular na comunidade.

O programa inicia este sábado, dia 19, com o workshop “Técnica de Aproveitamento de tecidos (Patchwork)”, no Mercado Municipal – A Praça, e no domingo, dia 20, há uma caminhada para a recolha de resíduos, com início às 9h.

De 21 a 25 novembro, decorrerá uma campanha de sensibilização online para o correto encaminhamento dos têxteis, que abordará os têxteis circulares, a rotulagem têxtil, a reutilização têxtil e o destino alternativo de têxteis.

No dia 26 de novembro, sábado, às 10h00, há um workshop sobre como fazer bonecos com tecidos, dinamizado pela DonAldeia – Associação de Promoção e Desenvolvimento Rural, e a atribuição dos talhões na Horta Biológica da Lapa, no Mercado Municipal – A Praça.

A encerrar o programa, no dia 27 de novembro, o Município de Albergaria-a-Velha divulgará um vídeo temático.

Albergaria-a-Velha é um dos municípios portugueses, a par de Braga, Guimarães e Melgaço, que assinou a Declaração Europeia das Cidades Circulares, comprometendo-se a apostar em processos de economia circular, através de projetos de redução de impacto ambiental proveniente do seu crescimento económico.

“Desperdício Zero”, “Menos Lixo, Mais Ambiente” e “Monos e Resíduos Verdes” são alguns dos projetos que o Município implementou e desenvolve com vista à preservação do Ambiente.

Em setembro último, o Município de Albergaria foi o escolhido para representar Portugal na conferência online “Circular Economy Transition: The Role of Cities and Local Authorities“, juntamente com as cidades de Copenhaga e Praga, no âmbito da Semana da Ação Climática de Dublin.

Imagem: CMAV.

Exit mobile version