Site icon Jornal A Nação

Albergaria: Jornadas do Professor debatem o bem-estar da profissão e premeiam o sucesso académico

As VII Jornadas do Professor, organizadas pelo Município de Albergaria, trouxeram a debate a temática do bem-estar e do equilíbrio emocional na profissão docente.

Numa conversa moderada pelo médico pediatra Mário Branco, e Presidente da Assembleia Municipal, o psicólogo e autor Eduardo Sá analisou a condição atual dos docentes portugueses, partilhando uma visão pouco animadora: “Os professores não são levados a sério em Portugal”, declarou.

Para o psicólogo, “a função dos professores é insubstituível e eles são felizes com a relação pedagógica que estabelecem com os seus alunos”. Considera que a infelicidade e a desmotivação se prendem com as condições que lhes são dadas nas escolas, bem como pela falta de respeito e carinho que existe por parte das entidades oficiais e, até, de alguns pais e estudantes.

“Não deveria ser admissível um aluno faltar ao respeito ao professor”, frisou, relevando que não se deve confundir autoridade e autoritarismo. “O primeiro é imprescindível para transmitir confiança e conhecimento aos mais novos”.

Já a ‘coach’ e terapeuta Sandra Dias deixou uma mensagem de esperança com a partilha de várias ferramentas que contribuem para a construção do equilíbrio emocional e a prática da felicidade. Para Sandra Dias, é fundamental desenvolver a inteligência emocional para superar as situações mais complicadas do dia a dia.

“Ouvir a voz interior e tomar consciência do que estamos a sentir permite obter maior clareza sobre o que está a acontecer e tomar melhores decisões, facilita a conexão com os outros, ativa a criatividade e a intuição, reduz o stress e contribui para a criação de crenças mais expansivas. Desenvolver a capacidade de gerar emoções positivas é então o caminho para o bem-estar e a felicidade”, sublinhou.

António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, abriu as Jornadas da Educação, enfatizando a importância do bem-estar na profissão docente e destacando os vários investimentos realizados na Educação, desde as atividades da Agenda Municipal da Educação até às intervenções de melhoria nas instalações e serviços.

Elencou os investimentos efetuados na requalificação do parque escolar – a criação de novas oficinas na Escola Secundária de Albergaria-a-Velha, a beneficiação da Escola Básica de Branca e a execução da nova Escola da Avenida alicerçada em novas práticas educativas que promovem a criatividade e a inovação.

Por sua vez, a Vereadora da Educação, Catarina Mendes, agradeceu a todos os professores por continuarem a acreditar que vale a pena estarem presentes nas Jornadas, esperando ainda que todos os participantes tenham levado consigo uma mensagem de esperança e o desafio de serem felizes e partilharem essa felicidade com os outros.

A conclusão das VII Jornadas do Professor culminou com a atribuição dos Prémios de Mérito Escolar relativos ao ano letivo 2021/2022 – uma distinção que pretende valorizar o trabalho e dedicação dos alunos e alunas do 6º. 9º, 10º 11º e 12º anos do Concelho – e o tradicional almoço convívio. Os momentos culturais que decorreram ao longo da manhã foram proporcionados pelos alunos do Conservatório de Música da JOBRA.

O Cineteatro Alba Cerca foi o palco deste evento, que reuniu 200 participantes no último sábado, dia 15.

Foto: CMAV.

Exit mobile version