Site icon Jornal A Nação

Albergaria atribui apoio extraordinário à área social

Com vista a compensar as instituições face ao esforço e impacto da sua atuação em situações de fragilidade social que têm exigido resposta imediata e eficaz, o Município de Albergaria-a-Velha atribuiu, ontem, um apoio financeiro extraordinário no valor total de 80 mil euros a 13 instituições do Concelho com respostas sociais nas áreas da infância, terceira idade e deficiência.

O valor do apoio extraordinário atribuído a cada instituição tem em conta diversos critérios, como a transversalidade da atuação da IPSS na conjuntura de aumento generalizado dos custos dos bens essenciais à prestação das suas atividades, o número de refeições servidas, a apoio a cidadãos migrantes e refugiados e o apoio generalizado às famílias das mais diferentes formas (alimentação, acesso à saúde e educação, entre outras).

“São muitos os desafios da atualidade impostos pelo atual contexto social e económico. A instabilidade internacional, provocada pela guerra na Europa, os efeitos da pandemia COVID-19, acentuaram as desigualdades e aumentaram a pobreza, sendo necessário intervir mais e melhor junto dos cidadãos”, sublinha o Município.

“Perante este contexto, torna-se necessário continuar a apoiar as instituições que atuam na área social, partilhando responsabilidades e competências de atuação. O Município de Albergaria-a-Velha tem vindo a investir na rede solidária através do Programa de Apoio às IPSS, apostando numa atuação de proximidade e na proatividade das mesmas”, conclui.

Foto: CMAV.

Exit mobile version