Site icon Jornal A Nação

Albergaria-a-Velha: 180 pessoas aprendem a socorrer vitimas de paragem cardiorrespiratória

Na passada quinta-feira, no âmbito da comemoração do Dia Internacional do Coração, o Município de Albergaria-a-Velha organizou uma formação em Suporte Básico de Vida (SBV), que reuniu 180 pessoas, desde jovens a seniores.

O principal objetivo desta ação foi o de ensinar os participantes a reconhecerem vítimas em paragem cardiorrespiratória e a transmitir a informação necessária ao 112 (Nº Europeu de Emergência), bem como realizar as manobras de SBV.

No Pavilhão de Albergaria-a-Velha foram criados 16 pontos de treino, orientados por elementos dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha, profissionais de saúde e técnicos de Proteção Civil. Além de cidadãos a título individual, participaram instituições públicas e privadas, escolas, IPSS e operacionais em DAE (desfibrilhação automática externa).

No primeiro ano da implementação do Programa Municipal de Desfibrilhação Automática Externa, o Presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, referiu que “é um projeto essencial para salvar vidas”. A nova dinâmica implementada na Proteção Civil Municipal faz com que a aproximação à população seja fundamental para o desenvolvimento destas ações de treino.

Esta formação em Suporte Básico de Vida integra as ações do Programa Municipal de Desfibrilhação Automática Externa (PMDAE) e, para o Município de Albergaria-a-Velha, as atividades de sensibilização e formação são um compromisso para salvar vidas e tornar o Concelho mais resiliente nesta matéria.

Uma paragem cardiorrespiratória é uma condição que pode acontecer a qualquer pessoa e em qualquer lugar. Havendo mais munícipes com formação em SBV, aumentam-se as probabilidades de salvar vidas, pois são logo realizadas as manobras necessárias enquanto não chegam as equipas de emergência médica.

Salienta-se, ainda, que no âmbito do PMDAE já foram colocados 17 desfibrilhadores automáticos externos em equipamentos municipais, via pública, bem como um equipamento numa viatura da GNR.

Equipamentos municipais com treinos surpresa

Durante o dia, foram, também, realizados treinos surpresa para teste de procedimentos no Edifício da Câmara Municipal, na Biblioteca Municipal e na Piscina Municipal. Nestes espaços, os operacionais em DAE (colaboradores municipais com formação), executaram os procedimentos relativos a uma paragem cardiorrespiratória, executando o protocolo até à chegada dos bombeiros. Para o Serviço Municipal de Proteção Civil, é através da prática regular, em treinos surpresa ou simulacros, que se consegue melhorar a capacidade de resposta para uma situação real de emergência.

Foto: CMAV.

Exit mobile version