Site icon Jornal A Nação

Albano Jorge doa coleção de obras em barro à Biblioteca Municipal de Anadia

O anadiense Albano Jorge doou um conjunto de trabalhos em barro à Biblioteca Municipal de Anadia. O protocolo de doação, entre o autor e o Município de Anadia, foi assinado, no passado dia 21 de abril, na Biblioteca Municipal.

Ao todo foram doadas 32 peças, das quais 30 pertencem à coleção “Cidade dos Orates”. Neste período inicial, os trabalhos encontram-se expostos no átrio da Biblioteca Municipal, podendo ser vistos até ao dia 26 de maio. Posteriormente, as peças ficarão expostas na Sala de Adultos. Os trabalhos referem-se a figuras icónicas e personalidades, tais como Charles Chaplin, Mahatma Gandhi, Leonardo da Vinci, Barack Obama, Adamastor, D. Quixote de la Mancha, José Saramago, Madre Teresa de Calcutá, entre outras.

Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, agradeceu a Albano Jorge, o facto de “ter confiado ao Município o depósito da sua coleção de peças que ilustram várias figuras e personagens das mais diversas áreas, desde a literatura à política”.

Maria Teresa Cardoso aproveitou o momento para deixar um agradecimento mais abrangente “por todo o contributo que, ao longo de todos estes anos, tem dado à cultura do nosso concelho”, destacando nomeadamente “a sua disponibilidade em participar nas diversas atividades promovidas pelo Município de Anadia”.

Albano Jorge, visivelmente emocionado, agradeceu ao Município por ter acolhido a sua coleção na Biblioteca Municipal, na esperança de que “sirva de inspiração” aos seus utilizadores, designadamente aos mais jovens.

Natural do Porto, Albano Jorge reside em Anadia desde 1980. Ao longo destes mais de 40 anos desenvolveu uma intensa atividade cívica e cultural ao serviço de várias coletividades concelhias. Uma figura eclética das artes foi um dos principais impulsionadores dos grupos de teatro do BALUARTE e ADABEM.

APPACDM de Anadia, AMI – Anadia, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia e Associação 4 Patas e Focinhos, foram outras das causas que tem vindo a defender e a servir em Anadia.

Foto: CMA.

Exit mobile version