Site icon Jornal A Nação

25 de Abril marcado por inaugurações em Sintra

A Câmara Municipal de Sintra assinalou os 48 anos do 25 de Abril com a inauguração de espaços públicos e um concerto protagonizado pela Orquestra Municipal inteiramente dedicado à comemoração.

As comemorações deste dia tiverem início nos Paços do Concelho, com a habitual cerimónia do hastear da bandeira com a participação da Banda Filarmónica Os Aliados.

O presidente da autarquia, Basílio Horta, no seu discurso, sublinhou que “festejamos hoje o 25 de Abril e quem viveu esta data não pode esquecer essa data de libertação feita de esperança, essa alegria do futuro que nos era aberto e prometido. Um futuro de paz. Um futuro que respondia a uma sociedade carente de liberdade, de paz e de justiça social. Esse futuro que nos foi prometido e que nós, hoje, não podemos esquecer e que temos de continuar a almejar. É esta a maneira de comemorar Abril, sempre com esperança, sempre com fé, e capacidade de luta pelos valores do 25 de Abril”.

Seguiu-se uma visita à Rua dos Arcos, local emblemático da história de Sintra, em pleno Centro Histórico da Vila, alvo de uma profunda e interessante requalificação feita em conjunto com a Escola do Património de Sintra.

Num investimento da autarquia de 280 mil euros, o percurso pedonal e ciclável, entre o Parque de Lazer Pinto Vasques e a Quinta da Ribafria foi inaugurado neste dia. Para Basílio Horta, “melhorar e aumentar a qualidade de vida foi um dos objetivos deste novo espaço, permitindo que todos que vivem e trabalhem em Sintra desfrutem de novos e requalificados espaços públicos”. O autarca acrescentou, ainda, que “este novo espaço vem trazer uma nova forma de vivenciar o espaço público e uma nova ligação à Ribafria que passa a poder ser feita a partir de Lourel, caminhando pelo Bosque, junto ao percurso de água”.

Este espaço está inserido na requalificação paisagística da Ribeira de Colares -Ligação Lourel-Ribafria. A empreitada incidiu na recuperação da linha de água, enquanto ecossistema natural, e na qualificação do espaço exterior, criando novas condições para o seu usufruto, estadia, lazer e circulação pedonal e ciclável em condições apropriadas de segurança e conforto.

De seguida, foi inaugurado Parque Intergeracional Mem Martins Poente, num investimento de cerca de 93 mil euros. Com uma área de intervenção aproximada de 10.000m², este novo espaço multifuncional e integrado, vai melhorar as condições do espaço público, passando pela articulação dos acessos existentes, criando uma dinâmica que corresponde às funções de lazer, estadia e mobilidade.

Basílio Horta destacou a importância da ligação entre a autarquia e as juntas de freguesia, neste caso, a de Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins, salientando que “caminharmos juntos é chegarmos mais longe”, reforçando que “este é um trabalho em prol da comunidade, a criação de espaços de lazer intergeracional, aliando ainda a reformulação de lugares de estacionamento, transformando o espaço num local de usufruto para todos. Um lugar onde crianças e seniores, se sentem bem”.

Durante a tarde, este dia foi marcado com diversos momentos culturais nos vários equipamentos do concelho. Com destaque para o concerto da Orquestra Municipal de Sintra – D. Fernando II que subiu ao palco do Centro Cultural Olga Cadaval para um concerto gratuito, e presentou os munícipes com um reportório dedicado inteiramente ao cancioneiro associado a esta data, com obras de autores como Zeca Afonso, Carlos Paredes, Fernando Tordo, Sérgio Godinho ou José Mário Branco.

Foto: CMS.

Exit mobile version